domingo, 26 de fevereiro de 2012

Onde estão meus amendoins?



Quando me dei conta de que poderia dar um Up na minha vida sem fazer muito esforço e deixar meu corpo mais forte e saudável, não pensei duas vezes. Passei a me alimentar de alimentos que são importantíssimos para o bom funcionamento do organismo e resistência do sistema imunológico.
Sabendo que o amendoim tem 15% de proteína, é rico em antioxidantes e contém outras substâncias benéficas à saúde, passei a consumi-lo com mais frequência. Porém é uma fonte desequilibrada de gordura e pobre em Ômega 3, por isso, os alimentos que utilizam o amendoim em suas composições recebem uma dose extra de Ômega 3, como por exemplo a saborosa pasta de amendoim.
Mas, como nem tudo são flores, essa semente não é aconselhável para pessoas que estão fazendo dieta, por conter grande quantidade de calorias.
O consumo mais popular do amendoim é na alimentação, mas ele não se priva somente a isto. Da planta do amendoim se aproveitam o óleo, a planta aérea, farelo do bagaço e as cascas. A partir desses componentes são produzidos inúmeros produtos, como tintas, vernizes, óleos lubrificantes, roupas de couro, fibras têxteis, plástico, gesso, combustível, celulose (rayon utilizado no papel), mucilagem (cola), fertilizante de solo, e pode ser usado como outros legumes e grãos para fazer um leite sem lactose, como bebida, o leite de amendoim.
A receita agora, para quem quer ter uma vida saudável e protegida contra os radicais livres é, não só incluir o amendoim nas refeições, mas também as inúmeras sementes, frutas e verduras que dispõem de substâncias tão importantes quanto à do amendoim. O segredo é sempre se perguntar, onde estão meus nutrientes? Onde estão minhas vitaminas? Onde estão meus minerais? Onde estão meus amendoins? E adaptar as necessidades alimentares para o cardápio de alimentos do dia-a-dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário